A tecnologia audiovisual e o futuro dos ambientes de aprendizagem

Permitir que os professores façam o que foram contratados para fazer: ensinar!
A tecnologia audiovisual e o futuro dos ambientes de aprendizagem
Like

Share this post

Choose a social network to share with.

This is a representation of how your post may appear on social media. The actual post will vary between social networks

Durante as últimas duas décadas, a tecnologia teve um enorme impacto sobre a vida dos consumidores. Nossa capacidade de comunicar, aprender e avançar em numerosos campos foi enriquecida pela tecnologia e teve um impacto positivo na economia global. Ano após ano, as indústrias estão se beneficiando dos rápidos avanços tecnológicos, uma tendência que está em ascensão. 

Mas talvez o impacto mais significativo da tecnologia esteja na educação. Soluções digitais já permitem que os alunos se conectem com os professores, utilizem recursos e desfrutem de experiências de aprendizagem que melhoram sua educação. O apoio a estudantes, professores e instituições educacionais com a tecnologia correta fomenta a colaboração e o aprendizado que se estende além do ambiente educacional. 

As ferramentas de aprendizagem inovadoras estão prontas para revolucionar o futuro da educação. Aqui estão alguns exemplos:

 

O ambiente de aprendizagem híbrido

Como as tendências da educação híbrida desde 2020 têm mostrado, uma maior independência leva a maiores resultados. Tanto estudantes quanto instrutores se beneficiam significativamente dos modelos híbridos de aprendizagem, que aproveitam ao máximo os benefícios da tecnologia. Ao proporcionar uma mobilidade mais personalizada, estes modelos de aprendizagem combinada impulsionados pela tecnologia melhoram os resultados dos estudantes. Além disso, eles podem aprender em seu próprio ritmo e superar suas inseguranças de aprendizagem. Os estudantes também podem revisar palestras gravadas, permitindo-lhes compreender tópicos complexos de forma independente.

 

Ferramentas de aprendizagem adaptativas

Com o aprendizado adaptativo, os estudantes recebem soluções personalizadas que atendem às suas necessidades específicas de aprendizado. O "o que" é ensinado em ambientes de aprendizagem enfatiza o assunto como um todo. O "como", entretanto, concentra-se em relacionar esses assuntos com o mundo real e aplicar habilidades que os estudantes já utilizam em sua vida diária. 

As salas de aula do futuro serão mais diversificadas e mais bem equipadas tecnologicamente do que as salas de aula de hoje. A tecnologia de aprendizagem adaptativa permitirá que os professores se concentrem na construção de relações significativas com os alunos e não em tarefas administrativas. A ONU também reconhece os benefícios do aprendizado digital. Seu objetivo global é impulsionar o e-learning e conectar 3,5 bilhões de aprendizes até 2030.

 

Uma abordagem humana da aprendizagem

Estratégias tecnológicas inovadoras estão tornando o aprendizado cada vez mais envolvente e interativo. Através de vídeos, ferramentas práticas e ambientes baseados em IA, os estudantes podem visualizar e interagir com vários conceitos através do aprendizado imersivo. Aplicando a tecnologia na educação, podemos reformular a experiência de aprendizagem de forma a aproveitar ao máximo o tempo e as habilidades dos estudantes. 

Ao incorporar ferramentas inteligentes, as escolas continuarão a se transformar, como o uso da tecnologia de reconhecimento facial para marcar o comparecimento e a análise autônoma de dados para tomar decisões de aprendizagem. Ao automatizar alguns aspectos da aprendizagem, os professores poderão dedicar mais tempo ao ensino conduzido pelo ser humano. 

Aventure-se

A aprendizagem híbrida e o ensino orientado pela tecnologia definirão a próxima década. Nossos sistemas e estruturas educacionais tradicionais serão constantemente aperfeiçoados, inovados e racionalizados para implementar as rápidas inovações tecnológicas do futuro. 

Uma nova geração de estudantes tem grandes expectativas em relação à tecnologia em seus espaços de aprendizagem. As integrações de tecnologia audiovisual enviam um sinal aos estudantes de que a experiência de aprendizagem será interativa e colaborativa. 

Interessado em aprender mais sobre tecnologia de aprendizagem? Inscreva-se na plataforma AVIXA Xchange para receber atualizações sobre tópicos como este.

 

Please sign in

If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in

Go to the profile of Bruno Cruz
over 1 year ago

Gostei muito do seu artigo e do convite a explorar como podemos melhorar a aprendizagem com tecnologia. E que tal dar uma sacudida na forma como a maioria dos professores ensina atualmente? Muitos ainda preferem os métodos antigos, mesmo com a existência e disponibilidade das novas tecnologias. Há uma oportunidade para revolucionarmos a maneira como aprendemos e, especialmente, mostrarmos o sucesso da aprendizagem através de tecnologias que nos ajudam a medir a efetividade da metodologia.

Go to the profile of Franciele Mesadri - AVIXA
about 1 year ago

Obrigada Bruno, pelo feedback! As oportunidades nessa área são imensas, fique à vontade para compartilhar casos de sucesso ou convidar colegas a que compartilhem. O bom do AVIXA Xchange é que podemos trocar experiências e aprender com o sucesso e os desafios da nossa indústria. :)