O que aprendi no maior evento de marketing e vendas da América Latina
O RD Summit 2023 reuniu mentes brilhantes e inovadoras para compartilhar experiências e conhecimentos valiosos. Como profissional de marketing este é um evento que encoraja, valida hipóteses e inspira. Como amante dos eventos, o sentimento é de emoção: eu estava na primeira edição, em 2013, que reuniu 300 pessoas em Florianópolis, e agora são mais de 19.000 em São Paulo. Organizar um evento desse porte levando em conta as (altas) expectativas dos participantes e os desafios de produzi-lo em uma nova cidade é digno de admiração.

Neste artigo, compartilharei algumas lições que aprendi e como esses aprendizados podem ser aplicados para impulsionar o seu negócio.
- O novo Marketing não parece Marketing
João Branco, ex Marketing do McDonald's Brasil é categórico em afirmar que não existe melhor estratégia de marketing do que se importar verdadeiramente com o seu cliente. Marketing é sobre servir. É sobre aliviar dores e não empurrar ofertas. Uma comunicação autêntica que tenha sensibilidade de oferecer a melhor solução para quem precisa de ajuda é o caminho para criar conexões duradouras com a sua marca.
- Branding não é (só) Marketing
É o conjunto de experiencias de uma empresa. Começa pelo proprietário ou CEO que precisa defender a marca, passa pelo RH, que é o guardião da cultura da empresa, e por todas a áreas internas até chegar ao marketing, que é quem deve ter o branding no centro da sua estratégia e tornar a marca o seu principal canal de aquisição.
Um dos principais erros do departamento de marketing, segundo Samira Cardoso, CEO da Layer Up, é demorar para investir em branding ou investir somente em ofertas de produtos ou serviços, já que este apelo por si só tende a saturar o mercado. O esforço de construção de marca ou ¨Brand mentality¨ deve ser constante e ter coerência em todos os pontos de contato com o cliente. O resultado não aparece de um dia para o outro, mas é o que gera demanda e sustenta as ofertas a longo prazo. Sugestão de livro: ¨How Brands Grow¨, de Byron Sharp.
- Os principais erros dos responsáveis de marketing
- Não definir objetivos e metas claras e mensuráveis: Segundo Martha Gabriel, PHD, Escritora, Consultora e Professora, não existe nada mais perigoso do que tomar uma decisão de longo prazo com a cabeça no curto prazo. Uma dica é usar o método SMART de definição de objetivos (Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporizável)
- Não compreender o contexto e não analisar os resultados corretamente: A união de Business Intelligence com Business Analytics ajuda muito nesta tarefa
- Falta de alinhamento com as outras áreas da empresa: comunicação frequente e criação de um SLA (Service Level Agreement) ajuda a alinhar as expectativas e ter claro as responsabilidades de cada área no alcance dos resultados.
- Não construir a equipe certa: não adianta ter um ótimo CRM se quem opera não está devidamente capacitado. Invista em treinamento.
- Demorar para investir em branding: para reforçar a proposta de valor da sua empresa e construir uma identidade marcante comece, ainda que de forma simplificada, a investir na sua marca. Construa uma mensagem forte e única (não caia em clichês).
- Investir mal os recursos financeiros disponíveis: importante tomar decisões baseadas em dados e compreender a diferença entre mercado e comportamento de consumo (tamanho de mercado é uma coisa, se estão dispostos a comprar é outra).
- Não se adaptar às demandas do mercado e às novas tecnologias: entenda as mudanças de comportamento do seu consumidor e esteja aberto às novas ideias.
- Inteligência Artificial
Visto por muitos palestrantes como um caminho para melhoria operacional e para tomada de decisões mais rápidas, segundo Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre, a IA vem trazer o benefício de poder delegar tarefas com mais rapidez e organizar melhor os dados de mercado.
Segundo André Siqueira, CO-Founder da RD Station, é certo que a IA não substitui o pensamento e as experiência humanas, mas os humanos que usam bem as IA’s podem, sim, substituir os que não usam.
IA na prática:
- Você pode pedir uma matriz swot completa para o seu projeto
- Pode criar mapa de empatia
- Pode pedir as dores e as necessidades do seu mercado (Não tenha medo de ser redundante no prompt)
- Você pode construir o Manual do Tom de Voz para as suas comunicações
- Pode pedir ideias de anúncios e imagens, e muito mais.
Alguns recursos adicionais compartilhados por Wil Reynolds, VP Innovation de Seer Interactive:
- Transcribe feedbacks/Automate meeting notes: www.otter.ai / www.fireflies.ai / www.loom.com / Zapier AI
- Ask thought-provoking questions: Voice Surveys / My best 100+ questions
- Get AI to prompt you: www.pi.ai
- Test many AI models (Meta, Google, Open AI, Anthropic): www.poe.com / Google Bard / Perplexity
- Track Brand Rankings in ChatGPT: Blog post + Tool / ChatGPT for Sheets
- How to use ChatGPT to code mini-apps (Videos): How to use notable to build mini apps / Get wikipedia traffic data / Using Link reader plugin
- Revolutionize your surveys with voice and video: Phonic.ai
E aqui um slide interessante sobre a IA na ótica da criação de conteúdo.

Fonte: Wil Reynolds, VP Innovation de Seer Interactive
No entanto vale lembrar que antes de qualquer Inteligência Artificial é necessário dominar os fundamentos principais do marketing. E quais são esses fundamentos? Qualquer informação extraída deveria ter como fim ajudar a educar, entreter, empoderar e/ou se relacionar com o seu público, do contrário você terá acesso a muitos dados e pouca assertividade na utilização, já que nenhuma tecnologia cumprirá efetivamente o seu papel.
Eduque seu público para construir confiança
Divirta seu público para construir conexão
Envolva seu público para construir comunidade
Empodere seu público para construir uma tribo
E por fim, compartilho alguns slides da apresentação da Samira Cardoso, CEO da Layer Up que traduzem o perfil do público global em diferentes aspectos:







O RD Summit 2023 proporcionou uma visão abrangente das tendências e melhores práticas que moldarão o cenário empresarial nos próximos anos. Os aprendizados destacados aqui são apenas uma pequena amostra do que o evento ofereceu. Incorporar essas lições em sua estratégia empresarial pode ser o diferencial para o sucesso contínuo do seu negócio. Espero que tenha gostado 😊
Caso tenha interesse em receber um resumo ilustrado de algumas palestras do RD Summit 2023, a Faster está oferecendo este serviço gratuitamente através deste link: https://www.fstr.co/
O RD Summit 2024 já tem data marcada e está com inscrições abertas. Se quiser garantir o seu lugar na próxima edição sugiro conferir aqui os detalhes: https://rdsummit.rdstation.com/
Please sign in or register for FREE
If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in