As empresas e organizações latino-americanas que investem em soluções de integração de experiências audiovisuais estão optimistas quanto aos orçamentos que irão gastar nesta área durante o terceiro trimestre do ano, afirma Michael Sullivan-Trainor, Analista Sénior da equipa de Inteligência de Mercado da AVIXA, apresentando um resumo dos resultados do estudo Market Opportunity Analysis Report (MOAR), que analisa a intenção de compra trimestral entre os usuários finais de soluções audiovisuais.
Os dados do MOAR indicam que quase três quartos dos inquiridos estão entusiasmados com os investimentos que planeiam fazer nos próximos meses. Por dimensão, os maiores mercados da América Latina são o Brasil e o México, onde os clientes finais referem que a sua percentagem de gastos em soluções AV permanece acima da média global em termos de Opex, a operação diária, e Capex, o investimento a longo prazo em activos.
Enquanto mercado regional, a América Latina e as Caraíbas são constituídas por trinta e três países, cada um com características únicas. De acordo com o relatório Industry Outlook and Trends Analysis (IOTA) da AVIXA, até 2024, as despesas agregadas em soluções audiovisuais para a região ascenderão a 14 mil milhões de dólares. No panorama latino-americano, há a presença de subsidiárias de fabricantes globais, um grande número de empresas locais dedicadas à distribuição de produtos e muitas outras que se concentram na integração de experiências audiovisuais. Os integradores variam de um punhado de grandes e médias empresas a centenas de pequenas e microempresas. Em geral, os distribuidores representam marcas globais e existe também um mercado online ativo onde os utilizadores finais fazem compras directas.
Os factores económicos e de mercado tornam a região num ambiente sensível aos preços. Embora os fabricantes e retalhistas se esforcem por promover a qualidade dos seus produtos, os clientes têm a perceção de que os preços são elevados. Esta tendência é exacerbada por uma estrutura complexa e dispendiosa de impostos de importação em muitos países, o que afecta negativamente as margens de rentabilidade dos distribuidores e integradores. Outro fator é o afluxo de marcas de baixo custo da China e de outros países que são comercializadas como oferecendo funcionalidades semelhantes, mas a um décimo do preço.
Tanto no México como no Brasil, a indústria dos Media e do Entretenimento é muito poderosa, o que impulsiona o investimento em tecnologia audiovisual para a criação, produção e distribuição de conteúdos. Em termos de sectores verticais em cada país, a Administração Pública e a Saúde são os principais investidores em projectos audiovisuais. Mas, paradoxalmente, embora estes mercados tenham a capacidade de investir em grandes projectos, são também vulneráveis a mudanças nas prioridades políticas.
Apesar do grande poder económico dos meios de comunicação social em ambos os países, o relatório do MOAR mostra que o atual crescimento do investimento é menor entre as salas de espectáculos (auditórios, arenas, centros de espectáculos) e o sector do entretenimento. Os restantes grandes investidores em soluções AV encontram-se entre as empresas dos sectores da produção, retalho, empresarial e especializado. Nestas empresas, tanto a redefinição dos espaços de trabalho como a utilização de tecnologia para a criação de conteúdos geram gastos significativos em soluções AV.
No México, durante o terceiro trimestre de 2024, as grandes empresas, os fabricantes e a administração pública investirão na atualização tecnológica dos espaços de trabalho. De acordo com o relatório MOAR, as despesas serão orientadas para soluções de aprendizagem e formação, conferência e colaboração, e sistemas de controlo. As empresas mexicanas que utilizam tecnologia audiovisual também estão a mostrar interesse em investir em produtos essenciais, como o software. É também de salientar a importância crescente das salas e estúdios de produção de conteúdos audiovisuais, impulsionada tanto por empresas privadas como por meios de comunicação social.
O panorama do investimento no Brasil é semelhante, com grandes expectativas de crescimento das despesas, especialmente em software. Embora o local de trabalho seja um fator essencial, verifica-se um aumento da produção de conteúdos utilizando soluções audiovisuais de difusão e gestão de conteúdos e equipamento de captação e produção.
Globalmente, o mercado da América Latina e das Caraíbas representa uma oportunidade crescente para as empresas da indústria de integração de experiências AV, com uma base de utilizadores finais otimista que procura produtos rentáveis nos sectores governamental e empresarial, bem como nos meios de comunicação social e no entretenimento. Este clima positivo parece antecipar que a previsão de receitas do relatório da IOTA está no bom caminho para atingir a previsão de receitas de 14 mil milhões de dólares.
Please sign in
If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in
Gracias por compartir @Franciele Mesadri - AVIXA , datos importantes para planificar nuestro futuro en Latam. Saludos amiga.