Max A. Bartsch conquista a certificação CTS
Aos 60+, Max acaba de conquistar a certificação CTS® (Certified Technology Specialist™) da AVIXA®️, consolidando ainda mais sua atuação como integrador e especialista técnico em sistemas AV.
Da eletrônica valvulada às soluções de ponta
“Minha trajetória começou com os estudos em eletrônica, ainda na era dos equipamentos valvulados”, relembra Max. Durante décadas, ele atuou como operador de áudio e se envolveu no desenvolvimento artesanal de equipamentos. Em 2002, passou a trabalhar na instalação de emissoras de rádio e TV, até mergulhar, a partir de 2006, no universo das instalações audiovisuais.
Desde 2015, Max tem se aprofundado em programação para sistemas AV, ampliando seu domínio técnico. A certificação CTS foi uma consequência natural dessa evolução. “Foi uma conquista motivada pela necessidade profissional e pelo desejo de gerir melhor meu tempo. Finalmente consegui priorizar esse objetivo”, afirma.
Projetos marcantes e uma visão sobre o futuro do AV
Max destaca sua participação em projetos exigentes, como implantação de soluções AV em centros cirúrgicos e grandes auditórios, como momentos decisivos da carreira. “Esses ambientes exigem precisão, integração e alto padrão de qualidade”, comenta. Para ele, o setor audiovisual brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, impulsionado por iniciativas da AVIXA e seus membros.

O caminho até o CTS: foco e persistência
Apesar de considerar a prova “assustadora” — principalmente por ser em inglês —, Max encarou o desafio com dedicação. Estudou por livros (em papel, como prefere) e usou os testes online do site da AVIXA. “Os módulos de site survey e análise de necessidades foram os mais desafiadores”, diz. Mas também a experiência prática acumulada ao longo dos anos foi essencial: “Ela me ajudou muito na hora da prova.”
Sobre o tempo até conseguir realizar o exame - que foram vários anos - , Max reflete com bom humor: “Aqui no Brasil, a gente precisa assoviar, chupar cana e ainda carregar o balde. Quando tem tempo, falta dinheiro.”
Mais do que um título: um símbolo de realização
Conquistar o CTS, para Max, representa “pura felicidade”. Ele se vê como um exemplo para outros profissionais experientes que ainda pensam em se certificar. “Principalmente pela idade, e por estar sempre pesquisando. É a curiosidade que move o mundo”, afirma.
Mesmo antes da certificação, Max já aplicava os conhecimentos da AVIXA — seu primeiro livro importado foi justamente o manual do CTS. “O mais importante na prática é a metodologia que aplicamos nas obras.”
Planos para o futuro: compartilhar conhecimento
Max já mira as próximas certificações da AVIXA e quer também apoiar os mais jovens na jornada profissional: “Quero ajudar a nova geração a desvendar o AV.”
Mas também faz um alerta: “Ainda não temos políticas de ensino técnico voltadas para o audiovisual no Brasil. O setor precisa valorizar mais a formação e a certificação profissional.”
Com base em sua experiência, Max também agradece às empresas e pessoas que sempre o incentivaram a se profissionalizar ainda mais: "Gostaria de deixar aqui meu agradecimento a duas pessoas e a uma empresa que me deram acesso à AVIXA e às tecnologias atuais: Nelson Chelini, William Fertonani e a FIBEX AV."
Otimista, ele acredita no futuro da indústria: “Acredito sempre. E profissionais certificados terão um papel essencial nessa transformação.” Parabéns, Max!
Você sabia que além do CTS, também existe a certificação CTS-D (Design) e a CTS-I (Installation)? Conheça mais sobre elas aqui e marque o próximo passo na sua carreira!
Please sign in or register for FREE
If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in