Do estúdio para a nuvem: O futuro do broadcast na América Latina

Durante um webinar organizado pela AVIXA, três líderes do setor compartilharam suas visões sobre como a indústria do broadcast está evoluindo na América Latina em resposta às novas demandas tecnológicas, hábitos de consumo e modelos de produção.
Do estúdio para a nuvem: O futuro do broadcast na América Latina
Like

Share this post

Choose a social network to share with.

This is a representation of how your post may appear on social media. The actual post will vary between social networks

Sergio Gaitán, CTS, DTCP, gerente regional - México e América Central do Norte da AVIXA, moderou o webinar "O futuro do broadcast na América Latina: tendências e desafios", com a participação de Miguel Churruca, diretor de marketing e comunicações da Brainstorm, e Jorge Sobenes, diretor de vendas para a América Latina da Ross Video.

Transformação tecnológica: a digitalização é agora

Um dos principais temas foi a transição acelerada da transmissão tradicional para modelos totalmente digitalizados. Jorge Sobenes explicou como os canais de televisão estão migrando para fluxos de trabalho baseados em IP e software, com forte incorporação de tecnologias como automação, produção remota, inteligência artificial e gráficos em tempo real.

“Hoje, os sistemas de produção precisam ser mais ágeis, flexíveis e escaláveis. O que costumava levar semanas para ser configurado agora pode ser realizado com fluxos de trabalho virtualizados em questão de horas”, comentou Sobenes.

Miguel Churruca concordou que a inovação tecnológica está permitindo o acesso democratizado a ferramentas de nível de transmissão. Da Brainstorm, empresa especializada em gráficos em tempo real e ambientes virtuais, ele destacou a crescente demanda por soluções como sets virtuais e realidade aumentada, que permitem que pequenos estúdios concorram em qualidade com grandes redes.

Novos públicos, novas narrativas

Especialistas concordam que o público de hoje não é o mesmo de dez anos atrás, ou mesmo de cinco anos atrás. O consumidor de hoje exige conteúdo mais dinâmico e personalizado, disponível em diversas plataformas. Neste contexto, as soluções audiovisuais devem ser versáteis e adaptar-se a uma abordagem multiplataforma.

“Não basta mais ter um canal de TV. Hoje, precisamos pensar em YouTube, Twitch, redes sociais, plataformas OTT e muito mais. A transmissão não é mais apenas linear; é omnicanal”, enfatizou Churruca.

Para dar suporte a essa mudança, as empresas estão criando conteúdo projetado do zero para diversas plataformas, usando fluxos de trabalho que facilitam a distribuição simultânea e automatizada. A convergência com o mundo AV também é um ponto-chave, já que muitas das ferramentas usadas em ambientes corporativos, educacionais ou eventos ao vivo agora estão presentes em estúdios de transmissão.

A educação como motor de mudança

Outro destaque do webinar foi o papel fundamental da formação profissional. Sergio Gaitán destacou a necessidade de preparar o talento humano para essas novas dinâmicas, desde operadores até designers e gestores de conteúdo.

"O treinamento contínuo é fundamental para garantir que a região não fique para trás. Na AVIXA, promovemos uma visão integradora, na qual a tecnologia é uma ponte para melhorar a produção, mas também para contar histórias melhores", disse Gaitán.

Tanto Sobenes quanto Churruca enfatizaram a importância de criar alianças entre fabricantes, integradores, instituições educacionais e emissoras para promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas.

O futuro é colaborativo e híbrido

O evento encerrou com uma visão otimista sobre o futuro da radiodifusão na América Latina. A região tem uma tremenda oportunidade de liderar por meio da inovação, especialmente aproveitando soluções baseadas em software, computação em nuvem, gráficos avançados e talentos criativos locais.

Modelos de produção híbridos, combinando o físico e o virtual, e o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, moldarão a direção da indústria nos próximos anos. "Não se trata de substituir o tradicional, mas sim de integrá-lo ao novo para criar propostas mais atraentes e sustentáveis", concluíram os painelistas.

Quer saber mais?

Se você é um membro da AVIXA procurando por RU, este webinar lhe dará: CTS – 1.0 RU / CTS-D – 1.0 RU.

Se você não for membro, também poderá acessar o webinar completo gratuitamente neste link.

Nossos próximos eventos online em espanhol serão:

Cadastre-se e participe!

Please sign in or register for FREE

If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in