Benefícios de um sistema de gerenciamento de aprendizado corporativo

Um LMS (Learning Management System) ajuda as empresas a economizar tempo e dinheiro ao simplificar o processo de treinamento.
Benefícios de um sistema de gerenciamento de aprendizado corporativo
Like

Share this post

Choose a social network to share with.

This is a representation of how your post may appear on social media. The actual post will vary between social networks

O treinamento corporativo on-line tornou-se a norma desde que a pandemia da COVID-19 levou as empresas a melhorar a capacidade de suas redes. As empresas perceberam que treinar seus colaboradores remotamente era muito mais eficiente e econômico do que fazê-los viajar para um local físico.

Essa mudança para o treinamento on-line permitiu que as empresas oferecessem a seus funcionários cursos mais diversificados e especializados. Isso, por sua vez, cria uma força de trabalho com mais conhecimento.

Além disso, o aprendizado digital permite que as empresas alcancem um número maior de colaboradores, pois qualquer pessoa com uma conexão à Internet pode fazer cursos on-line. Como resultado, as organizações agora podem oferecer aos seus funcionários um treinamento mais direcionado, permitindo que eles adquiram as habilidades especializadas necessárias para permanecerem competitivos em uma economia global em constante mudança. 

 

Um sistema de gerenciamento de aprendizado corporativo pode exigir um investimento significativo, mas seus benefícios serão sentidos imediatamente. Um LMS (Learning Management System) permite que as organizações acompanhem o progresso dos funcionários, identifiquem as áreas em que eles precisam de mais treinamento e adaptem os programas de aprendizado às necessidades de cada indivíduo.

Um LMS ajuda as companhias a economizar tempo e dinheiro ao simplificar o processo de treinamento. Isso cria uma abordagem padronizada para o aprendizado que pode ser aplicada em toda a organização, resultando em um melhor desempenho dos indivíduos. Por exemplo, um LMS pode atribuir e rastrear rapidamente o treinamento de conformidade para novos funcionários e oferecer cursos de atualização para aqueles que estão na empresa há mais tempo. 

Além disso, não se pode subestimar a economia para as organizações que tradicionalmente pagam custos de viagem e acomodação para que os funcionários recebam treinamento em sala de aula ministrado por instrutores. 

 

A retenção e a produtividade são fundamentais para os LMSs corporativos 

Diversos estudos revelam que os usuários retêm as informações do treinamento on-line a uma taxa muito maior do que as informações consumidas com as técnicas tradicionais de aprendizagem. Por exemplo, em um estudo realizado pelo Research Institute of America, o e-learning aumentou as taxas de retenção em 25% a 60%. Em comparação, o treinamento presencial teve uma baixa taxa de retenção de 8% a 10%. Isso ocorre porque a instrução baseada em LMS pode oferecer uma abordagem mais individualizada e direcionada ao aprendizado. Além disso, a natureza interativa da plataforma ajuda a envolver os alunos e aumenta a probabilidade de eles reterem o material que estão aprendendo. 

Mas aprender de forma mais inteligente não é a única vantagem do e-learning. De acordo com um estudo da Brandon-Hall, o e-learning normalmente resulta em uma redução de 40 a 60% no tempo do funcionário em comparação com o treinamento presencial tradicional. Devido à sua natureza assíncrona, os funcionários podem acompanhar o treinamento a qualquer momento, de modo que seu fluxo de trabalho não seja interrompido. É essencial observar que a economia de tempo não afeta a qualidade do aprendizado; pelo contrário, ele a melhora.

Aqui está um exemplo: um programa de e-learning implementado na IBM fez com que os participantes aprendessem quase cinco vezes mais material sem aumentar o tempo de treinamento. Com mais material ensinado em menos tempo, as companhias podem reduzir o tempo que os colaboradores gastam em treinamento, permitindo que eles voltem ao trabalho mais rapidamente, o que reduz os custos. 

O estudo da IBM também constatou que cada dólar investido no aprendizado on-line gera US$ 30 em produtividade, principalmente porque os funcionários podem voltar ao trabalho mais rapidamente e aplicar seus conhecimentos imediatamente. Isso ocorre porque o treinamento on-line geralmente é individualizado e adaptado às necessidades do indivíduo. Isso permite que eles aprendam em seu próprio ritmo e apliquem seus conhecimentos assim que concluírem o treinamento. Isso é especialmente importante para as equipes de vendas, pois o tempo que elas passam em campo tem um impacto direto na receita.  

A IBM não está sozinha. De acordo com o relatório executivo The Ambient Insight 2012-2017 Worldwide Mobile Learning Market - Executive Report, 42% das empresas pesquisadas disseram que o e-learning aumentou a receita e a produtividade. 

Para alcançar o crescimento organizacional, os empregadores devem garantir que seus programas de treinamento sejam práticos e lucrativos para a empresa e benéficos para seus funcionários. 

 

Conteúdo relacionado 

Quer saber mais sobre LMS? Convidamos você a ler o artigo "Learning Management Systems 102" disponível no AVIXA Xchange. 

Publicado originalmente em inglês em The Benefits of a Corporate Learning Management System | AVIXA Xchange

Please sign in

If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in