Um novo indicador de demanda do usuário final

Nova pesquisa da AVIXA revela os planos de compra dos compradores de AV
Um novo indicador de demanda do usuário final
Like

Ao refletir sobre os últimos 18 meses (e ainda mais em muitos aspectos), uma das coisas que nós, da equipe AVIXA, vemos com muita clareza é a falta de dados disponíveis sobre o estado atual da demanda por produtos e serviços audiovisuais.

Claro, a maioria das empresas obtém insights sobre isso por meio de suas próprias previsões para novos projetos e serviços audiovisuais. Mas quando os indicadores do fluxo de vendas sofrem mudanças repentinas e os dados deixam de ser confiáveis, como aconteceu durante a pandemia, determinada empresa não consegue distinguir se está realmente em uma área de baixa demanda ou se existem outras áreas do negócio em que poderia encontrar fortalezas. Consultar outros líderes empresariais ajuda a obter algum contexto, mas o principal problema é ser míope e não descobrir oportunidades de negócios. Isso se torna ainda mais importante durante os pontos de inflexão, pois esses são os momentos em que a resposta precoce pode ser crucial para o sucesso a longo prazo. Em outras palavras, saber quais setores do mercado estão em alta ou em baixa em um determinado momento pode ajudar os líderes empresariais a planejar adequadamente.

Durante o primeiro confinamento por COVID-19, a AVIXA realizou pesquisas semanais para avaliar, quase em tempo real, a extensão do impacto da pandemia nos provedores de AV, esperando apresentar um amplo contexto da situação e também mostrar possíveis áreas de oportunidade. Essas informações foram combinadas com o relatório mensal do Pro AV Business Index, que forneceu uma visão geral da integridade do canal para destacar os pontos de inflexão resultantes a partir dos dados dos fornecedores. E, finalmente, o relatório anual Industry Outlook and Trends Analysis (IOTA) prevê a receita ao longo de um período de cinco anos com base nos resultados do ano anterior para usar no benchmarking de empresas individuais. Em cada caso, tivemos o problema de tempo e fornecimento de dados. Os dados foram coletados da comunidade de provedores de AV assim que o impacto da pandemia foi sentido. Não dá uma noção do que os compradores de tecnologia estão pensando ou planejando para os próximos dias. Em termos simples de pesquisa de mercado, isso significa que os estudos nos deram principalmente uma perspectiva de espelho retrovisor, juntamente com algumas coordenadas gerais de GPS para navegar no caminho à frente. Eles não forneceram nada como instruções ou um guia passo a passo para lidar com a situação. Portanto, era necessária uma abordagem diferente para nossa pesquisa de mercado.

 

A partir do início de 2021, a AVIXA concentrou sua visão de pesquisa para abordar essa lacuna de informações por meio do lançamento de uma pesquisa trimestral para avaliar a demanda do usuário final sob uma série de estudos de mercado identificados como o Market Opportunity Analysis Report (MOAR). O objetivo era descobrir, trimestre a trimestre, o que os compradores de produtos e serviços AV estavam planejando fazer, em termos de investimento em bens de capital e compras de tecnologia, dentro de um núcleo dos principais mercados verticais. A ideia era que esses planos pudessem se transformar em solicitações comerciais de propostas ou compras efetivas em favor do canal de provedores de soluções e produtos audiovisuais profissionais. As mudanças nos planos alertariam os provedores sobre uma possível mudança na demanda por suas próprias ofertas. Ou os dados poderiam apontar para uma mudança na demanda para mercados específicos ou certos tipos de soluções. Dados sobre pessoal e compras destacariam se as empresas usuárias finais estão tentando atender às suas necessidades por meio de contratação interna ou canais alternativos. E a medição comportamental ajudaria a mostrar as preferências dos compradores em suas abordagens de compra e uso de tecnologia. Com tudo isso disponível, o canal teria um navegador mais e melhor atualizado.

 Até agora, a AVIXA coletou dados por três trimestres consecutivos, representando um modelo de demanda do segundo ao quarto trimestre de 2021. As amostras resultantes vêm de seis países diferentes, incluindo Brasil, Índia, Reino Unido, China, Alemanha e Estados Unidos, capturando um indicador de demanda mais global do que os esforços anteriores. O estudo também obteve informações suficientes para permitir perfilar oito mercados verticais diferentes (corporativo, hotelaria, serviços de saúde, varejo, educação, governo/energia, transporte e locais/entretenimento).

Então, o que os dados indicam? Como seria de esperar do atual período de recuperação, o planejamento de gastos está aumentando em escala e escopo, e a alocação para projetos audiovisuais permanece bastante estável. Dividindo isso, a porcentagem de empresas que planejam melhorias de capital aumentou para 80% no quarto trimestre. Da mesma forma, 58% também dizem que seu orçamento representa um aumento em relação ao mesmo período do ano passado. A porcentagem desse orçamento destinada à tecnologia audiovisual também se mantém em torno de 30%, em média. O perfil desses gastos aponta para uma ênfase em salas de produção AV para broadcast e streaming, em alinhamento com a crescente necessidade que as empresas enfrentam para atingir seus públicos remotos. E, embora a maré alta levante todos os barcos, o equipamento de áudio foi o produto catalogado com o maior percentual de aumentos previstos nos gastos.

 Quais mercados estão crescendo mais rápido? Empresas de varejo, corporativo e hotelaria mostram índices mais altos em sua intenção de aumentar os gastos durante o primeiro trimestre de 2022. Com os consumidores ansiosos para retornar às lojas e retomar as viagens em muitas partes do mundo, esses dados alinham-se com as expectativas de uma recuperação correspondente nos gastos esperados. O setor corporativo também continua a evoluir à medida que adota modelos de trabalho híbridos com ênfase em tecnologias de colaboração.

 Em última análise, este é apenas o começo do que um estudo de demanda como este pode revelar. Também é possível segmentar os dados para um país para ver como a demanda difere lá, analisar as mudanças no nível de pessoal nos mercados e as tendências para a compra direta de tecnologia.

 

Desejamos a você o melhor à medida que avançamos na recuperação e no verdadeiro crescimento como indústria!

 

Está interessado em aprender mais sobre as perspectivas de mercado para seus objetivos globais no negócio audiovisual? Preencha o formulário para uma consulta individual para saber se o AVIXA Global Partner Program é adequado para você.

 

Por Sean Wargo

AVIXA, Diretor Sênior de Inteligência de Mercado

Sean Wargo é Diretor Sênior de Inteligência de Mercado da AVIXA. Ele é responsável por ajudar a AVIXA a atingir seu objetivo estratégico de se tornar a fonte oficial de inteligência de mercado no setor de AV por meio de captura de dados, experiência em análise, fornecimento de insights e pesquisa de mercado de classe mundial. Sean foi anteriormente vice-presidente de pesquisa da BDS Marketing, LLC e diretor de análise da indústria da Consumer Electronics Association.

Original em inglês: https://www.avixa.org/av-topics/articles/a-new-gauge-of-end-user-demand

Please sign in

If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in