Tendências do mercado de Áudio e Vídeo para 2025 - AVIXA
Nos últimos anos de minha carreira profissional tenho me dedicado mais a gestão de produtos. Alinhar meu conhecimento técnico de AV com o de gestão está sendo muito enriquecedor, pois tenha ajudado fabricantes, distribuidores e integradores a encontrarem as melhores soluções para resolver os problemas dos clientes finais.
Um dos segredos é sempre estar "antenado" no que acontece no mundo e no Brasil e estar preparado para orientar os parceiros com os quais trabalho. Atualmente trabalho como gerente de produtos na SigmaOne e vejo que, como uma distribuidora de tecnologia AV, ela está preparada para ajudar aos integradores a seguirem estas tendências fornecendo equipamentos e soluções de ponta dos principais fabricantes que distribuiu. Eu cuido de Biamp e Shure Stem, mas a SigmaOne distribui outras marcas como Logitech, Jabra, Lenovo, Barco, Hikvision e LG.
- Trend 6: Hybrid Simplification (Simplificação Híbrida)
- Trend 5: Enhanced Connectivity (Conectividade Aprimorada)
- Trend 4: Energy-Efficient Solutions (Soluções Energéticas Eficientes)
- Trend 3: Hybrid Computing (Computação Híbrida)
- Trend 2: Ambient Invisible Intelligence (Inteligência Invisível no Ambiente)
-
Trend 1: Agentic AI (IA Agente)
Como faço gestão de Biamp e Shure, nada melhor do que relacionar algumas dessas tendências com o que os fabricantes estão fazendo.
-
A Biamp, por exemplo, oferece soluções plug & Play (simplificação Híbrida – trend 6) como as barras de vídeos conferência VBC2500a e VBC2800 que integram câmera, microfone, DSP, amplificador e alto-falantes em um único produto, além de se auto-equalizarem (biamp launch) em função da acústica do ambiente.
-
O Ecosistema Shure Stem também mostra que esta simplificação existe em AV. Sua solução não precisa de programação para funcionar, o que diminui seu tempo de instalação. Basta conectar tudo e o os produtos se identificam e ficam prontos para serem usados; além de permitirem a auto-equalização em função da acústica da sala.
-
Fabricantes como Biamp e Shure possuem produtos de alta qualidade que usam protocolos como AVB ou Dante para tráfego de vídeo ou áudio. Outros produtos como o Modena Hub de compartilhando de conteúdo via rede também exigem uma conectividade aprimorada (trend 5). Lembre-se, muitas vezes, o problema não está no sistema de AV, mas na capacidade da rede local de evoluir junto com a tecnologia.
Falando da trend 4 (Soluções Energéticas Eficientes) a Biamp e Shure também são exemplos:
- Um exemplo notável são os amplificadores da Biamp, que já utilizam tecnologia classe D, conhecida por sua eficiência energética superior em comparação com os modelos analógicos. Produtos como o Biamp VOLTERA D, VOLTERA a300 e a600 não apenas consomem menos energia, mas também emitem menos calor e são certificados com o selo Energy Star, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
- Já a Shure, por sua vez, inova com baterias recarregáveis de longa duração para seus sistemas de microfones sem fio, eliminando o descarte de centenas de milhares de pilhas descartáveis. Além disso, a marca tem investido em embalagens mais ecológicas, reduzindo o impacto ambiental em toda a cadeia produtiva.
Enfim, com certeza todos fabricantes estão de olho nestas tendência e procurando aprimorar seus produtos para revolucionar o mundo AV.
Você profissional do mundo de integração de AV já deu uma “espiada” nelas? Se não, saiba mais neste link: 6 AV Trends to Look Out For in 2025
Boa leitura!
Please sign in or register for FREE
If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in