Normas da AVIXA no centro dos projetos da Ambientes Inteligentes

A importância do design de áudio profissional seguindo normas internacionais desde o início do projeto.
Normas da AVIXA no centro dos projetos da Ambientes Inteligentes
Like

Share this post

Choose a social network to share with.

This is a representation of how your post may appear on social media. The actual post will vary between social networks

A qualidade do som em um espaço não depende apenas dos equipamentos instalados. Fatores como a inteligibilidade da fala, a pressão sonora e a uniformidade da cobertura são fundamentais para alcançar experiências auditivas eficazes, especialmente em ambientes como salas de reunião, auditórios ou centros de convenções.

Garantir esses parâmetros desde a fase de design tornou-se um ponto de destaque para integradores, arquitetos e desenvolvedores.

Nesse contexto, a empresa Ambientes Inteligentes criou o Serviços Acústicos, uma metodologia própria e exclusiva baseada em normas internacionais, como os publicados pela AVIXA, para assegurar que os espaços atendam a critérios de desempenho acústico mensuráveis e replicáveis.

Sua proposta inclui desde modelagens acústicas preditivas na fase de projeto até medições em campo para verificar o cumprimento de normas como a ANSI/AVIXA A102:01:2022 (Cobertura sonora) e a ANSI/AVIXA A103:01:2022 (Balanceamento espectral). Essas ferramentas permitem identificar problemas antes que eles se concretizem e respaldar as decisões de projeto com dados técnicos.

Juan Fernando Montoya, CEO da Ambientes Inteligentes, explica: “É fundamental fazer uma avaliação do ambiente como primeiro passo. No processo que criamos, realizamos o diagnóstico acústico do espaço de acordo com normas internacionais, com foco na otimização do desempenho de sistemas audiovisuais e de comunicação”.

O segundo passo é a modelagem e predição, com simulação acústica avançada para prever o comportamento sonoro do espaço e dos equipamentos antes da implementação ou ajuste final.

A terceira fase inclui medições em campo, ou seja, uma avaliação acústica precisa com uso de equipamentos certificados, para validar a conformidade com os padrões e ajustar projetos existentes.

A empresa também realiza testes de inteligibilidade da fala (STI) e pressão sonora (SPL), elementos-chave para avaliar a eficácia dos sistemas audiovisuais no ambiente real. Assim, os responsáveis pelo projeto podem contar com informações objetivas sobre a qualidade acústica, além da percepção subjetiva.

Estudos e normas técnicas

Mais especificamente, a Ambientes Inteligentes está aplicando:

  • Estudo de resposta direta de pressão sonora (SPL)
  • Estudo de resposta STI (IEC60268-16 ED4 2011)
  • Estudo de resposta ACU (ANSI/AVIXA A102:01:2022)
  • Estudo de resposta SB (ANSI/AVIXA A103:01:2022)
  • Estudo completo, incluindo SPL + STI + ACU + SB

Nos projetos, isso traz diferenciação e profissionalização, otimização dos designs, redução de riscos e possíveis problemas, clareza e confiança para os clientes e melhora na qualidade sonora e na satisfação dos usuários.

“Implementar as normas da AVIXA em nossa metodologia de Serviços Acústicos nos permitiu sistematizar a excelência. Já não dependemos da intuição, mas sim de dados mensuráveis e processos replicáveis. Isso garante que cada projeto atenda a critérios objetivos de desempenho desde o início, resultando em uma redução significativa de ajustes pós-instalação e uma maior previsibilidade no resultado final para nossos clientes — garantindo, assim, uma verdadeira experiência positiva para o usuário”, conclui Juan Fernando.

Essa abordagem, alinhada às boas práticas do setor audiovisual profissional, representa uma contribuição concreta para projetos mais sólidos e centrados na experiência do usuário.

Quer saber mais sobre as normas técnicas da AVIXA e como elas podem ajudar o seu negócio? Acesse este link e descubra todos os benefícios.

Please sign in or register for FREE

If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in