AVIXA revela suas previsões sobre as receitas globais da indústria de integração audiovisual: 402 bilhões de dólares em 2030

A economia das experiências e o trabalho híbrido impulsionam o crescimento da indústria AV, que se mostra resiliente apesar da desaceleração do mercado.
AVIXA revela suas previsões sobre as receitas globais da indústria de integração audiovisual: 402 bilhões de dólares em 2030
Like

Share this post

Choose a social network to share with.

This is a representation of how your post may appear on social media. The actual post will vary between social networks

A equipe de inteligência de mercado da AVIXA destaca o crescimento dinâmico da Índia e dos países do Oriente Médio e da América Latina.

O novo relatório Industry Outlook and Trends Analysis 2025 da AVIXA (Audiovisual and Integrated Experience Association) projeta que as receitas globais da indústria de integração audiovisual crescerão dos 332 bilhões de dólares esperados no fechamento de 2025 para 402 bilhões em 2030. Essa previsão de incremento de 70 bilhões de dólares nos próximos cinco anos é uma amostra da resiliência do setor, apesar de que as receitas de 2024 ficaram abaixo da cifra prevista no relatório anterior: 321 bilhões de dólares, em contraste com os 325 bilhões de dólares apontados no IOTA 2024.

O relatório IOTA é uma análise abrangente do mercado de integração audiovisual, que utiliza dados dos últimos cinco anos e as contribuições de diversos atores do setor. Ao oferecer uma visão geral dos gastos dos usuários finais, o relatório apresenta dados sobre o tamanho da indústria de integração audiovisual com uma perspectiva global, segmentada por regiões geográficas, mercados verticais, áreas de soluções e categorias de produtos.

No relatório anterior, a projeção de crescimento para os próximos cinco anos era de 5,3%, mas a AVIXA a ajustou para 3,9%, a partir da opinião de especialistas do setor e considerando o clima macroeconômico atual. Embora a incerteza gerada pela imposição de tarifas, pela geopolítica e pelas altas taxas de juros tenha um efeito desacelerador, espera-se que o setor audiovisual supere o crescimento do PIB mundial em 0,8 ponto percentual.

Sean Wargo — AVIXA, Vice-presidente de Market Insight da AVIXA, que lidera a equipe responsável pelo relatório IOTA, afirma: "Os dados indicam que o setor de integração audiovisual continua bem posicionado para o sucesso a longo prazo, mesmo em um ambiente de crescimento mais cauteloso. O investimento estratégico em tecnologias emergentes, a diversificação regional e as colaborações intersetoriais serão fundamentais para aproveitar mais oportunidades no futuro. Embora nosso setor continue superando o PIB mundial, o ritmo de expansão se desacelerou, refletindo a transição da recuperação pós-pandêmica para mercados mais estáveis e impulsionados pelas experiências, como os eventos presenciais, o varejo, os espaços para espetáculos e a hospitalidade".

O modelo de espaço de trabalho híbrido e a economia das experiências são os dois fatores que moldam e impulsionam a demanda no setor. Ao investir em tecnologia audiovisual para melhorar o engajamento e a colaboração dentro e fora do escritório, as empresas estão promovendo uma conexão cada vez mais estreita entre as ferramentas e as ações que transformam o ambiente de trabalho ao aproveitarem as experiências baseadas no entretenimento.

Em nível global, a Índia assumiu a liderança que a China detinha nos últimos anos. A Índia se tornou o país mais destacado da região da Ásia-Pacífico (APAC), que continua sendo o motor do crescimento do setor audiovisual. Sua ascensão foi impulsionada pelo aumento dos investimentos em infraestrutura e pela crescente demanda por experiências imersivas baseadas em tecnologia. Outras regiões que estão registrando alto crescimento são o Oriente Médio e a América Latina.

"A América Latina reflete a maioria das tendências globais com uma diferença chave: os serviços são a principal fonte de receita no setor de áudio e vídeo profissional. Isso ressalta a importância do conhecimento como ferramenta profissional, um campo com considerável potencial de crescimento à medida que a indústria ganha reconhecimento e onde as certificações representam um diferencial significativo", aponta Sergio Enrique Gaitan Serrano, CTS, Gerente Regional da AVIXA para o México e o Norte da América Central.

A indústria de integração audiovisual evolui graças à busca por oferecer novas formas de experiências audiovisuais. Destacam-se as inovações em quatro tecnologias-chave: a distribuição de áudio e vídeo (AV) sobre IP, o uso de software e da nuvem, inteligência artificial (IA) e realidade estendida (XR).

  • O AV sobre IP, que já é um aspecto comum nas instalações audiovisuais, permite a distribuição de conteúdos e o controle de sistemas por meio de redes IP. Os fatores que impulsionam o mercado são a eficiência operacional, a redução de custos e as experiências imersivas.
  • O software e a nuvem são cada vez mais importantes para as operações audiovisuais, pois permitem o gerenciamento remoto e a escalabilidade.
  • A inteligência artificial (IA) está ampliando a capacidade dos sistemas, auxiliando em áreas como o design, a programação e a otimização do tempo e do trabalho das pessoas.
  • A realidade estendida (XR) ganha impulso em setores como o entretenimento, o varejo e a educação.

O crescimento dessas quatro tecnologias resulta em maior demanda por produtos relacionados, com predominância de hardware e serviços para gerenciamento de conteúdos. Já o software independente, especialmente as ferramentas baseadas em IA, é a categoria de crescimento mais rápido. Essa tendência destaca uma mudança mais ampla em direção aos serviços de valor agregado e às infraestruturas inteligentes.

O relatório IOTA também permite identificar padrões que demonstram resiliência diante da recessão. Por exemplo, o setor corporativo continua sendo o maior segmento de compradores, embora seu crescimento tenha desacelerado. Em contraste, entre os setores que estão registrando aceleração estão o governamental, o militar, o de energia e o de serviços públicos.

Quanto às soluções, a tecnologia para conferências e colaboração continua sendo a mais demandada, embora outras soluções, como as de segurança e vigilância, estejam subindo rapidamente nas prioridades de investimento.

Outra solução com crescimento constante é a produção e a transmissão de conteúdos audiovisuais. De fato, o investimento nessas tecnologias já ocupa o segundo lugar, ficando atrás apenas das utilizadas para conferências e colaboração. Cada vez mais empresas entendem que suas mensagens e eventos corporativos podem ser fonte de conteúdo valioso pronto para ser capturado e compartilhado. Daí o crescente interesse das empresas em desenvolver capacidades de criação de conteúdo audiovisual, desde peças para redes sociais ou podcasts até suas próprias plataformas de transmissão. Isso representa uma nova faceta da economia da experiência, na qual o público interage tanto em plataformas digitais quanto em eventos presenciais.

Para saber mais sobre o relatório Industry Outlook and Trends Analysis (IOTA) 2025, visite www.avixa.org/IOTA

Please sign in or register for FREE

If you are a registered user on AVIXA Xchange, please sign in